- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Air Time, Arthur Decor, Beltech, Dikta, Fahrer, Fernando Jaeger, Flexform, Koral, MARCENARIA ALX, Marcetex, Max Design/Operis Design, Multicable, Omega Light, Opendesk, Steluti, Studio Terra, Tencor, Tok&Stok, Vertical Garden, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo escritório da Chazz, braço criativo da Everis, empresa espanhola de consultoria digital da NTT DATA group, nasceu de uma imersão no mundo da empresa, buscando compreender a essência da marca que pelo próprio nome se apresenta como operando uma fusão entre o mundo do xadrez e do jazz. A sede da Everis esta no Rochaverá Corporate Towers, em uma região de forte crescimento no bairro Morumbi em São Paulo
Arealis Brasil apostou em um conceito radical: criar um espaço caórdico, ou seja um mundo ideal que navega entre a ordem e o caos. O conceito caórdico atendeu as expectativas da Chazz, conjugando as características do universo do xadrez – disciplina e organização, foco e lógica – com as características do jazz: a fantasia, a improvisação e a criatividade.
Do ponto de vista geométrico espacial, o projeto nasceu de uma percussão aplicada na grade regular do xadrez, provocando uma vibração das linhas que deu origem a uma nova geometria na qual foi moldado o projeto.
Portanto, tudo nasceu de uma fusão geométrica que juntou uma grade ortogonal com uma outra, orgânica: rigor e organização dialogam com liberdade e improvisação.
O resultado é um espaço completamente aberto composto de vários ambientes comunicantes e quase sem portas. Na entrada, as letras tridimensionais e magnéticas que compõem a palavra CHAZZ estão soltas em uma chapa de aço: um apelo à criatividade!
Um primeiro amplo espaço com uma arquibancada de dois níveis é dedicado a reuniões e apresentações. Trata-se de um espaço social flexível e multifuncional, que da acesso aos ambientes de reunião, à área de staff e à cozinha, usada tanto pelos funcionários no dia a dia como em eventos organizados para os clientes. Uma parede diafragma translúcida e constituída de vidros especiais u-glass vem estruturar o espaço. Ela é prolongada por uma cortina de malha metálica para garantir um pouco de privacidade quando for necessária.
Tudo foi pensado para favorecer a criatividade e a fluidez de circulação entre os vários ambientes. Foram usados materiais que têm um impacto estético minimalista: vinílico tipo cimento na área de staff, madeira no “social space” e carpete bi-cromático em tons de cinza nas salas de reunião.
A iluminação foi pensada para seguir uma geometria fora do conceito das grelhas ortogonal e orgânica: são linhas de led instaladas de forma aleatória, sem respeito da organização das mesas de trabalho, para favorecer a flexibilidade do espaço e a troca de mobiliário e equipamento.